05/02/2016

| |

Microcefalia: Uma doença que afeta fetos.

Atualmente, a microcefalia está relacionada com o Zika Vírus.doença esta transmitida pelo mosquito da dengue.Saiba mais informações.

Microcefalia - zika vírus

Olá,queridos amigos!!

A Microcefalia é uma assunto que está em evidência atualmente, pois além de atacar milhares de brasileiros, está começando a se  espalhar pelo mundo!

Saiba o que é Microcefalia e tudo relacionado com essa doença.Vamos lá??


O que é Microcefalia?

Microcefalia - zika vírus
A microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade, o que prejudica o seu desenvolvimento mental, porque os ossos da cabeça, que ao nascimento estão separados, se unem muito cedo, impedindo que o cérebro cresça e desenvolva suas capacidades normalmente. 

Crianças com Microcefalia.


Atualmente, o Brasil está com o surto de Microcefalia,onde foi constatado que essa doença teria a ver com o Zika Vírus,doença transmitida pelo mosquito da dengue.
O surto de microcefalia começou primeiro no Nordeste, onde foi constatado muitos casos de microcefalia em bebês recém-nascidos.

 A microcefalia pode ser genética. Algumas outras causas da microcefalia são:

  • Malformações do sistema nervoso central
  • Diminuição do oxigênio para o cérebro fetal: algumas complicações na gravidez ou parto podem diminuir a oxigenação para o cérebro do bebê
  • Exposição a drogas, álcool e certos produtos químicos na gravidez
  • Desnutrição grave na gestação
  • Fenilcetonúria materna
  • Rubéola congênita na gravidez
  • Toxoplasmose congênita na gravidez
  • Infecção congênita por citomegalovírus.

O Ministério da Saúde confirmou recentemente a relação entre o Zika vírus e o surto de casos de microcefalia no nordeste do país em 2015. A febre zika, ou simplesmente zika vírus, é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya. Por se tratar de algo novo, não descrito anteriormente na literatura médica, ainda não se sabe exatamente como funciona a relação entre os problemas. 

O que é Zika Vírus?


Zika Vírus

A zika é uma doença causada por um vírus transmitido por mosquitos Aedes, incluindo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, que também transmitem a dengue e a chikungunya

Como é feita a transmissão do Zika Vírus?

 
Zika Vírus

Através da picada do mosquito Aedes Aegypit, a pessoa se contamina.Em mulheres grávidas, o Zika Vírus está provocando microcefalia em bebês.

Zika Vírus


Médicos já estão constatando que o Zika Vírus pode ser transmitido pelo beijo,ou seja, através da saliva da pessoa contaminada.



Zika Vírus

As relações sexuais também podem transmitir o Zika Vírus, e uma das pessoas estiverem contaminadas.


Zika Vírus

O Zíka Vírus também pode ser transmitido pelo sangue contaminado.

O vírus Zika e a Microcefalia pelo mundo:



A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu nesta sexta-feira que os países atingidos pelo zika vírus – suspeito de ter relação com má formação congênita, como a microcefalia – permitam o acesso de mulheres à contracepção e ao aborto.

No Brasil, um dos mais afetados pela epidemia, a interrupção da gravidez é proibida, salvo em casos de estupro, riscos de vida para a mãe ou em caso de feto anencefálico. A microcefalia e outras má-formações dificilmente são diagnosticadas antes da 20ª semana de gestação, no quinto mês de gravidez. O número de casos de microcefalia associados ao zika abriu uma discussão sobre o acesso à interrupção da gestação no país.



Os Estados Unidos confirmaram o caso de um bebê nascido com microcefalia por contaminação do vírus zika. A criança nasceu em um hospital de Oahu, no Havaí, divulgou em nota, na sexta-feira (15), o departamento de saúde do estado norte-americano. Com exceção de Porto Rico, que confirmou um caso em dezembro, casos de transmissão pelo zika não haviam sido reportados nos EUA.





Uma mulher grávida que vive na Espanha e que viajou recentemente para a Colômbia foi diagnosticada com o vírus zika, anunciou nesta quinta-feira o ministério da Saúde espanhol.

Este seria o primeiro caso conhecido de uma mulher grávida infectada com o vírus na Europa.

A paciente diagnosticada na Catalunha "é uma mulher grávida que apresentou sintomas após uma viagem à Colômbia", anunciou o ministério.


Sintomas do Zika Vírus nas pessoas:

 

Tratamento do Zika vírus

O tratamento para o Zika vírus é o mesmo que o tratamento da dengue, e deve ser orientado por um clínico geral. Normalmente é feito apenas com o controle dos sintomas, uma vez que não existe um antiviral específico para combater a infecção.

Assim, o tratamento pode ser feito apenas com repouso em casa durante cerca de 7 dias e o uso de analgésicos e remédios para febre, como Paracetamol ou Dipirona, por exemplo, para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação.

Durante o tratamento, deve-se evitar utilizar qualquer remédio com Ácido Acetilsalicílico, como aspirina ou AAS, pois, tal como acontece na dengue, existe risco de desenvolvimento de hemorragias que podem agravar o estado geral do paciente. 

Em algumas pessoas a infecção pelo Zika Vírus pode ter como complicação o desenvolvimento da Síndrome Guillain-Barré, uma doença grave que quando não é tratada pode deixar e paciente sem andar e respirar, sendo potencialmente fatal. Por isso se apresentar fraqueza progressiva nas pernas e nos braços deve ir rapidamente para o hospital.

 

Queridos amigos, fiquem alertas para os sintomas do Zika Vírus, não tomem remédios por conta própria,pois poderá causar maiores transtornos.Procurem sempre o médico.

Deixem aqui seus comentários, se de repente você conhece alguém que teve o Zika ou alguém com microcefalia causada por essa doença.Bjss!!!





Sobre o Autor:
Magda moreira Meu nome é Magda Moreira, sou professora e atualmente estou fazendo o curso de Pedagogia.Sou blogueira de coração e uma curiosa da internet.Meu blog Agenda dos Blogs tem como objetivos:Divulgação de blogs gratuitamente e elaboração de projetos e tutoriais voltados aos blogueiros.

8 comentários:

  1. Com eu importante essas esclarecimentos. Parabens pela postagem.Vou compartilhar.....

    ResponderExcluir
  2. O que me deixa chateada é saber disso tudo e não ver um futuro promissor, porque no nosso país os governantes estão nem aí para o que nos acontece, basta ver o caos que se encontra os hospitais públicos no país ... Mas também o fato das pessoas não tomarem mais cuidados com água parada pra evitar os mosquitos.

    É um ótimo post Magda, super informativo!

    Bjos
    Minda =D

    ResponderExcluir
  3. Oi Magda! Triste essa doenças que inves de terem sua curas descobertas, só aumentam não é verdade? Ótimo post, explicativo e documentado! Beijos!

    ✿⊰ ઇઉ Blog Solzinha Artes ✿⊰ ઇઉ
    ✿⊰ ઇઉ Grupo de Divulgação SCC Blogueiros ✿⊰ ઇઉ

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma das piores doenças que apareceram nos últimos tempo Magda "Terrível" em quanto outras matam os individuos essa pode causar aos poucos e com o passar do tempo a involução humana e ou no minimo a queda da natalidade mundial.. Enquanto pode causar isso a feto, pode haver em muitos causos casos imperceptíveis que pode progredir a evolução humana quanto aos raciocínio. Muito boa postagem Magda. Informativo.
    ✡✡Blog Encantado: Atellier Com Mãos de seda ✡✡
    ✡✡Fan Page do Blog✡✡
    ✡✿Se você é blogueira(o) vem parte desse Grupo✿✡

    ResponderExcluir
  5. É sério, e quanto mais informação melhor. Principalmente porquê aqui no Brasil as pessoas tem o hábito de não se preocupar até que aconteça com alguém próximo.
    Bjo grande.

    ResponderExcluir
  6. Isso está realmente assustador.
    Mas as pessoas são culpadas pois não se conscientizam.
    Tenho um vizinho que adora colecionar e tratar os Aedes, aqui já apelidei eles de Moacirs. Nem adianta falar, depois da caixa d'água aberta por meses, agora ele resolveu cobrir o quintal com lona para poder criar os bichinhos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Gostei das informações. Bem mais esclarecedor que reportagens a TV.
    Parabéns pelo excelente trabalho. Eu anida não sabia que isso podia ser transmitido através do beijo.

    ResponderExcluir
  8. Magda adorei o post. Muito esclarecedor.
    É o final dos tempos todo dia sabemos de uma nova doença no mundo.
    os infectados pelo zica vírus também sofrem de fotofobia, erupções cutâneas acompanhadas de coceira intensa e conjuntivite.
    A principal forma de prevenção é combater os focos de Aedes aegypti.
    Vamos fazer a nossa parte né?
    Bjsss amiga,obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, que ficarei muito feliz!!!!!
Abraços á todos!!!!