O que tem por detrás dos Guest Posts?

|


O Guest Post é uma forma de colaboração de outras pessoas para o blog. Mas muitas vezes,pessoas estão usando esse tipo de trabalho para tirar vantagem para si.


post-patrocinado



Olá,queridos leitores!!!

Chegando com um post que é mais um alerta para quem tem blog/site e não quer entrar em "furadas" no mundo virtual: O QUE TEM POR DETRÁS DOS GUEST POSTS?

O trabalho de um blogueiro muitas vezes exige concentração,dedicação e tempo. Ás vezes ficamos sem inspiração para escrever algo relevante e nesse meio,podemos ser tentados por propostas que muitas vezes pensamos que é uma "boa" para o nosso blog.

Quem nunca recebeu em seu email propostas de empresas,agências ou até mesmo blogueiros,querendo contribuir com o seu blog,através de um Guest Post? Você não sabe o que é Guest Post? Saiba que os Guest Post pode ser positivo e ás vezes negativo para o seu trabalho no blog.

Vem comigo saber mais!!


O que é Guest Post?

posts-de-blogs


Guest Post, são posts escritos por pessoas que não é o dono do blog,ou seja, por um convidado do mesmo nicho ( assunto ).No caso, ambos os blogs ganham,pois um pode colaborar com o blog do outro e assim, gerar relevância para ambos os blogs.


Post Patrocinado é igual a Guest Post?

guest-post

 

 Não,Post Patrocinado é quando a empresa ou marca,contrata o seu blog para escrever sobre algum assunto que é de interesse deles. O texto pode ser enviado pela empresa ou marca ou a empresa pode escolher que a própria equipe do blog faça o post.Além disso, é um POST PATROCINADO,ou seja, a empresa ou marca,pagará para que o post fique em seu blog.

Muitos blogs, conseguem firmar com empresas,agências ou marcas, esse tipo de divulgação em seus blogs.Para isso, o blog precisa ter conteúdos relevantes, leitores assíduos e uma ótima credibilidade no mundo virtual.


Qual o perigo então do Guest Post?

Devemos ter cuidado quando recebemos emails de pessoas que querem contribuir com um Guest Post para o seu blog. Por que    muitas empresas ou agências,enviam emails pedindo para publicar um post em nossos blogs,mas a maioria quer dar RELEVÂNCIA para o seu próprio trabalho,através dos blogs dos outros.Geralmente, nesses posts, está sempre embutido dentro dele, um link para o blog/site da pessoa que fez o post.Se você está achando que é justo com a pessoa,saiba que não é,pois justo seria ele deixar você colaborar com o blog/site dele,para que houvesse uma "troca" justa de ambas as partes.

O Blogueiro Marcos Lemos, autor do blog FerramentasBlog, fez um vídeo que retrata toda a verdade sobre o assunto. 

Com o título: CUIDADO COM O GOLPE DO FALSO GUEST POST NO SEU BLOG,ele fala de forma bem franca sobre o assunto e deixarei o vídeo aqui para você ver e tirar as suas próprias conclusões.



Objetivos do falso Guest Post:

  • Aproveitar de forma incorreta o trabalho do seu blog.
  • Não deixar você publicar um post no blog deles.
  • Não te pagar por estar usando o seu blog para seus objetivos. 
  • Incluir dentro do post um link âncora, que aponta para o blog que fez o post,assim dando autoridade e ranqueando esses blogs no Google.
  • O conteúdo muitas vezes, não tem a ver com o assunto do seu blog.

   
 

Objetivos do verdadeiro Guest Post:

  •  Colaborar de forma sadia para o crescimento do seu blog.
  • Parceria verdadeira entre os blogs,ou seja, um pode fazer post no blog do outro e assim os dois crescem juntos.
  • Os leitores se beneficiam com assuntos de qualidade.
  • Os conteúdos tem a ver com o assunto de ambos os blogs.
  • Aumento do crescimento de curtidas,comentários e compartilhamentos nas Redes Sociais.


A Agenda dos Blogs já sofreu com esse tipo de proposta.

 O Blog Agenda dos Blogs tem 5 anos e já sofreu muitas vezes com esse tipo de proposta.Geralmente essas pessoas escolhem blogs que tem um conteúdo bom e é bem visto no mundo virtual para propor esse tipo de "parceria".

No post  COLOCANDO EFEITOS EM FOTOS, fui procurada pelo email,com uma dessas propostas.feita por uma empresa GRANDE, que tem um programa online de edição de imagens que está fazendo muito sucesso atualmente.Essa empresa,gostou muito da meu post,onde eu indico um site online gratuito que faz diversas edições em imagens.

Veja abaixo como foi a conversa por email:

Proposta da empresa:
 
Meu nome é fulana e faço parte da equipe tal. Estava fazendo uma pesquisa na Internet e encontrei esta página em agendadosblogs.com.br


Vejo que o seu site contém links para editores de imagem (ferramentas para edição de fotos) e imaginei que você poderia querer incluir um link para  O TAL na lista também.

O TAL é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). E já está fazendo bastante sucesso entre seus usuários! Criamos o TAL há menos de 5 anos e já contamos com 10 milhões de usuários, por 197 países. Para se ter uma ideia,  a cada segundo são 4 novos designs sendo criados. Lançamos recentemente o site no Brasil e parece que ele está tendo uma ótima aceitação.

Se tiver alguma pergunta, não hesite em entrar em contato comigo.
Agradeço a sua atenção.
Um abraço!


Minha resposta:


Boa noite!!
A sua proposta é muito boa,mas tenho uma melhor: eu coloco o link do TAL  nessa postagem, se a empresa pagar por esse procedimento,pois é o certo, já que a postagem é muito bem visitada pelas pessoas ou a empresa paga por um publieditorial,onde será falado desse Software para todos os meus amigos e leitores, fora a divulgação que será feita por mim em meus grupos e Redes Sociais.O TAL será muito mais visto e conhecido pelas pessoas.Aguardando a resposta.


Resposta da empresa para a minha proposta:



Olá Magda,

Muito obrigada pelo seu retorno!

Infelizmente, neste momento, o TAL não está trabalhando com posts ou
links patrocinados. Se algo mudar no futuro, com certeza voltarei a entrar
em contato!

De qualquer forma, caso considere a nossa ferramenta útil para seus
leitores em algum momento, gostaria de informá-los que já temos um site
totalmente adaptado ao português. É este aqui ...

Fico à disposição se tiverem qualquer dúvida ou pergunta sobre o TAL.

Atenciosamente, 



Devemos ter cuidado,para que não usemos o nosso trabalho no blog de forma errada contra nós mesmo.

Se aparecer alguém fazendo uma proposta que você sabe que é errada, não aceite,mesmo se o seu blog for iniciante,não aceite! Não será vantagem para você, só será vantagem para os outros.

Se você não sabe o que fazer, peça sempre ajuda para quem tem experiência na área.




Se você gostou desse post,compartilhe então em suas Redes Sociais,para que outras pessoas possam ser atingidas por ele.

E você já teve alguma vez proposta assim?
Você já fez parceria com outro blog com guest post?

Obrigada por visitar o meu blog.Bjsss!!!


Comentários
1 Comentários
                       
                                                   
                                                                           

Um comentário

  1. Olá Magda!o que mais acontece,pessoas querendo se dar bem com os blogueiros iniciantes e inexperientes,gostei da informação,caso aconteça alguma proposta para mim entrarei em contato com você,para tirar dúvidas.Ótima postagem!Bjss

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, que ficarei muito feliz!!!!!
Abraços á todos!!!!